• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Localizada na maior reserva de mata atlântica preservada do país, Guaraqueçaba significa, em tupi guarani, “lugar de dormir dos guarás” - através dos termos agwa’na (guarás), Ker ( dormir) e aba( lugar), situa–se no litoral do Paraná. 

 

Cercada por diversas ilhas, praias desertas, fauna diferenciada, cachoeiras e muita história, Guaraqueçaba está entre as primeiras ocupações existentes no Estado do Paraná, entre 1545 a 1560. A história refere-se a presença de colonos lusos estabelecidas nas Ilha de Superagui e Ilha da Cotinga. Em 1838 foi construída a primeira capela na encosta do Morro do Quitumbê, denominada Igreja Bom Jesus dos Perdões.

Com quase 500 anos de colonização, Guaraqueçaba apresenta uma rica mistura cultural de influência indígena, europeia e quilombola. A cidade ainda mantém muitas das suas características originais, como casarios antigos, pesca, barcos tradicionais e roda de fandango presentes na cultura caiçara.

 

Diferentes hábitos alimentares como o cultivo de mandioca, palmito pupunha, criação de Bufalo, plantações de banana e arroz, Guaraqueçaba oferece história e diversão.

Através de diferentes roteiros sendo ele de bicicleta, remando ou caminhando permite-se conhecer regiões pouco ou nada exploradas e conhecidas na região do Paraná.

Nestes roteiros observamos animais como boto cinza, guarás ( Eudocimus Ruben) , mico- leão -da -cara -preta,( Leotopithecus causará) , papagaios- da- cara- roxa(Amazona brasiliensis), Jacutinga ( Aburria Jacutinga).

como chegar

O acesso a Guaraqueçaba pode ser realizado por barco desde Paranaguá, por estrada de chão pela PR-405 de carro ou bicicleta para os aventureiros( 84 km de extensão).

De barco: saindo de Paranaguá, temos o barco de linha que sai de segunda a domingo as 9:00 do trapiche em frente ao Aquário de Paranaguá.
De segunda a Sábado as 13:30, barco que sai da frente do restaurante Danúbio Azul.

 

Carro: sentido Antonina, tem uma rotatória com placa indicando Guaraqueçaba, segue sentido Rio do Nunes.
Do Rio do Nunes serão 3 km até a entrada da estrada de chão PR- 405 até Guaraqueçaba (84km)